Espaço para Discussões & Comentários (Atenção às duas páginas!)

Data 17-11-2010
De Resposta de Leslie para Eli - 1
Assunto Re:Modelo Educacional

Eli,
Muito obrigada pelo apoio à iniciativa.
Quando pensamos nessa educação que compreende o aluno como um ser único e repleto de possibilidades, o primeiro entrave que encontramos é, sem dúvida, a formação dos professores. Os professores deixaram de ser aqueles capazes de ampliar os horizontes, apoiar durante um desafio, mediar as descobertas e passaram a ser meros transmissores de conhecimento acadêmico (quase burocrático), os quais, a maioria dos alunos, sequer percebe utilidade prática para vida. Não é a toa que os professores clamam por respeito e dignidade, sentimentos que viriam naturalmente se esses estivessem, de fato, envolvidos na formação dos indivíduos que a sociedade lhes delegou. Acho que, ao falarmos nas modificações no nosso modelo educacional (que atende as crianças), inevitavelmente vamos falar em modificações na formação desses profissionais da educação. E inevitavelmente vamos esbarrar nos valores da nossa sociedade. A meu ver, é preciso desconstruir uma série de paradigmas sociais para que se possa começar a pensar no desenvolvimento global de todo e qualquer indivíduo.
Mas como modificar paradigmas sociais?