Data | 21-11-2010 |
De | Leslie Arthou |
Assunto | Re:o papel da Educação Especial |
Acredito que, hoje, estamos pensando a “inserção” de alunos portadores de deficiência e necessidades especiais nas escolas regulares, quando deveríamos estar pensando na reestruturação do sistema educacional. Sistema, esse, que, uma vez reestruturado, deveria abarcar as necessidades de toda e qualquer criança, sendo ela deficiente ou não.
E ao pensarmos na reestruturação do sistema educacional iremos, inevitavelmente, questionar a prática das escolas especiais e seu papel na sociedade. Eu acredito que as escolas de Educação Especial ocupam um lugar de extrema importância na sociedade, nem toda criança se desenvolveria plena e globalmente se inserida em uma escola de educação regular, mas como você disse, a prática dessas escolas deveria ser observada, para não cairmos no assistencialismo e deixarmos de tornar esses alunos socialmente inclusos. O que vocês acham? E quanto à formação dos professores? Vocês acham que os professores que se formam, hoje no Brasil, estão preparados para atender às demandas de alunos com necessidades especiais e/ou deficientes nas escolas regulares?