Discussão: Toda e qualquer criança deveria freqüentar as escolas regulares?

Ao assumirmos a Inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais e deficientes nas escolar regulares, há aqueles que anunciam o fim das escolas de educação especial. Vocês concordam que toda e qualquer criança deveria freqüentar as escolas de ensino regular, ou que, para o benefício e desenvolvimento das próprias crianças, algumas deveriam freqüentar escolas de educação especial?

Topic: Discussão: Toda e qualquer criança deveria freqüentar escolas regulares?

Data 19-03-2017
De Professor Silas Madeira
Assunto Educaçao Especial

Oi Galera! Pessoas com necessidades especiais nascem em famílias comuns, isto é normais. JAMAIS ERA PRA EXISTIR DIFERENÇA, pois os PAIS, não escolhem filhos especiais, eles nascem, crescem e fazem parte da vida de todos. Portanto tem o mais direitos que pessoas que se dizem normais. Porque? Nós, os normais temos que cuidar deles (temos que providenciar todos os meios que eles merecem, uma vez que não tem capacidade de produzir, ser auto suficientes,mas continuam sendo pessoas e devem ser amadas e respeitadas, viverem no mesmo ambiente onde todos nós vivemos com todo amor e respeito). PRECISAMOS APRENDER A AMAR.

Data 20-11-2010
De Katiuscia
Assunto o papel da Educação Especial

Leslie
Acredito que em tempos de inclusão não podemos negar o importante papel da Educação Especial no que se refere ao atendimento educacional aos alunos com deficiências. O conhecimento historicamente construído por este campo não deve ser desconsiderado. Fico preocupada com discursos que preconizam a inclusão radical, sem que os alunos tenham apoio e recursos para sua escolarização no espaço da escola regular.
Penso que em casos extremos para crianças com grande comprometimento, a escola especial é, ainda, o lugar adequado. Claro que não estou falando de escolas especiais com caráter meramente assistencialista. Quando discutimos a reestruturação das escolas regulares para receber os alunos com deficiências, temos, também, que rever o funcionamento e organização das escolas e classes especiais.
Todas as crianças devem estar na escola e serem escolarizadas, mas isso não pode ser um discurso vazio. Temo em cairmos na armadilha de ao incluirmos as crianças no espaço da escola regular promovermos uma exclusão velada.
Temos muito que pensar a esse respeito, voc~es não acham?

Data 21-11-2010
De Leslie Arthou
Assunto Re:o papel da Educação Especial

Acredito que, hoje, estamos pensando a “inserção” de alunos portadores de deficiência e necessidades especiais nas escolas regulares, quando deveríamos estar pensando na reestruturação do sistema educacional. Sistema, esse, que, uma vez reestruturado, deveria abarcar as necessidades de toda e qualquer criança, sendo ela deficiente ou não.
E ao pensarmos na reestruturação do sistema educacional iremos, inevitavelmente, questionar a prática das escolas especiais e seu papel na sociedade. Eu acredito que as escolas de Educação Especial ocupam um lugar de extrema importância na sociedade, nem toda criança se desenvolveria plena e globalmente se inserida em uma escola de educação regular, mas como você disse, a prática dessas escolas deveria ser observada, para não cairmos no assistencialismo e deixarmos de tornar esses alunos socialmente inclusos. O que vocês acham? E quanto à formação dos professores? Vocês acham que os professores que se formam, hoje no Brasil, estão preparados para atender às demandas de alunos com necessidades especiais e/ou deficientes nas escolas regulares?

Data 15-03-2012
De Nádia Araújo
Assunto Re:o papel da Educação Especial

Boa tarde!
Concordo quando se diz que toda criança deve estar na escola e ser escolarizada, mas confeso que a minha maior preocupação é conscientizar primeiro os professores, núcleo gestor e toda a comunidade escolar. Em paralelo a esta conscientização devemos preparar toda a equipe para receber estes alunos. Aqui onde moro estou tendo muita dificuldade em fazer a inclusão acontecer por conta do preconceito existente. Precisamos fazer o Governo entender que para a inclusão acontecer precisamos conscientizar e qualificar nossa comunidade escolar.

 

© 2010 Todos os direitos reservados. Concepção & Criação: Leslie e Rafael Arthou

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